PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Maria do Carmo Vasconcelos Alves
Número da Turma: 20
b
Estado / Município Polo: Ce. Fortaleza
Estado / Município Abrangência: Ce. Fortaleza
Nome da Escola: EMEIF Francisco das Chagas de Farias
Estado / Município da Escola: Ce. Fortaleza
Data(s)
da realização da pesquisa: 08/05/2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município ?
1.( )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.(X ) Quantas? 100
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
( X ). Quantas salas faltam? 3 __300_________
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no
seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
(
X )
|
|
Mais
de 20.
|
( )
|
Quantos?
_18___
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
X
|
·
A demanda de alunos.
|
(X )
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
(
X )
|
Rede
Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SEM
|
||
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
X
|
||||
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
X
|
||||
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
X
|
||||
Tesoura
mola
|
X
|
||||
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
X
|
X
|
|||
Plano
inclinado
|
X
|
||||
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
X
|
X
|
|||
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
X
|
||||
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
X
|
||||
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
X
|
||||
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
X
|
||||
Software de
Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
X
|
||||
Teclados
virtuais com varredura
|
X
|
||||
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
X
|
||||
Colméia
de acrílico para teclado
|
X
|
||||
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
X
|
||||
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
X
|
||||
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
X
|
||||
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
X
|
||||
Monitor
de tela de toque
|
X
|
||||
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
X
|
||||
Software
leitor de tela
|
X
|
||||
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
X
|
||||
Software
para ampliação de tela
|
X
|
||||
Reglete
|
X
|
||||
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
X
|
||||
Caderno
para escrita ampliada
|
X
|
||||
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
X
|
||||
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
X
|
||||
Lupa
eletrônica
|
X
|
||||
Guia
para assinatura
|
X
|
||||
Máquina
de escrever em Braille
|
X
|
||||
Impressora
Braille
|
X
|
||||
Sorobã
|
X
|
||||
Calculadora
com retorno auditivo
|
X
|
||||
Bengalas
dobráveis
|
X
|
||||
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
X
|
||||
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
X
|
||||
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
X
|
||||
Sistema
FM
|
X
|
||||
Dicionário
em libras
|
X
|
7. Quais são as ações da
educação especial
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
CDs
ou softwares em libras e português
|
desenvolvidas na Escola
selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
( X )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
( X )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
( )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
( X )
|
·
Orienta as famílias.
|
( X)
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
(X )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? 18_____
·
Quantos são de outras escolas? ____
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
( ). De que forma? __________________________________________________________________________________________________________________________
Não
( X ). Por quê?
No
projeto político pedagógico do ano passado, não tinha previsto a oferta do AEE.
____________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(1)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(3)
|
·
Sinalização sonora.
|
(3)
|
·
largamento de portas.
|
(3)
|
·
Sinalização visual.
|
( )
|
·
Sinalização tátil.
|
( )
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de
AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Identificar, elaborar e organizar recursos
pedagógicos e de acessibilidade, com o
objetivo de junto com o professor da sala de aula, desenvolver habilidades nos
alunos com NEE.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( ). Por que?
Sim
X ). Em que?
No
relacionamento familiar e escolar, na autonomia, memorização e na elevação da
auto-estima. ____________________________________________________________________________________________________________________
13. Como o Professor de AEE se
articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender
adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum? Resposta: Disponibilizando recursos,
desenvolvendo atividades, para um melhor aprendizado, sempre articulando com o
professor de sala, durante o planejamento. ___________________________________________________
_____________________________________________________________
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:________________________________________________
_____Ativa,
sempre que solicitada, atende prontamente e pergunta pelo desenvolvimento do
seu filho, porém tem aquela que é desinteressada e ausente.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
( )
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
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