sexta-feira, 24 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA




PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista:  Maria do Carmo Vasconcelos Alves
Número da Turma:  20 b
Estado / Município Polo:  Ce. Fortaleza
Estado / Município Abrangência: Ce. Fortaleza
Nome da Escola: EMEIF Francisco das Chagas de Farias
Estado / Município da Escola: Ce. Fortaleza
Data(s) da realização da pesquisa: 08/05/2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.(X  ) Quantas? 100
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não ( X ). Quantas salas faltam? 3 __300_________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
( X )

Mais de 20.
(  )
Quantos? _18___

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
X
·         A demanda de alunos.
(X  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
( X )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SEM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

X



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

X



Ponteira de boca ou de cabeça

X



Tesoura mola

X



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais

    X



      X

Plano inclinado

X



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

    X



      X

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.



     X



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.


     X



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.


     X



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos


     X



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz


     X



Teclados virtuais com varredura

X



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas



     X



Colméia de acrílico para teclado

X



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade


    X



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular


    X



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......


    X



Mouse com plug para entrada de acionador


     X



Monitor de tela de toque

X



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz


     X



Software leitor de tela

X



Software de OCR para leitura de texto impresso


     X



Software para ampliação de tela

X



Reglete

   
    X



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

    X



Caderno para escrita ampliada

    X



Lupa com luz, manual ou de mesa

    X



Lupa sem luz, manual ou de mesa

    X



Lupa eletrônica

    X



Guia para assinatura
          
    X



Máquina de escrever em Braille

    X



Impressora Braille

    X



Sorobã

    X



Calculadora com retorno auditivo

    X



Bengalas dobráveis
      
    X



Relógio com retorno auditivo ou relevo

 
    X



Jogos com sinalização em Braille ou relevo


    X



Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez


    X



Sistema FM

    X



Dicionário em libras

    X




7. Quais são as ações da educação especial
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

CDs ou softwares em libras e português





desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(  )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
·         Orienta as famílias.
( X)
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(X )
·         Outras. Especifique:
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa?  18_____
·         Quantos são de outras escolas? ____

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (  ). De que forma? __________________________________________________________________________________________________________________________
Não ( X ). Por quê?
No projeto político pedagógico do ano passado,  não tinha previsto a oferta do AEE.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        ____________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(3)
·         Sinalização sonora.
(3)
·         largamento de portas.                          
(3)
·         Sinalização visual.
(  )
·         Sinalização tátil.
(  )
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:   Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de  acessibilidade, com o objetivo de junto com o professor da sala de aula, desenvolver habilidades nos alunos com NEE.
                  
12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que?
                                 
Sim X  ). Em que?
No relacionamento familiar e escolar, na autonomia, memorização e na elevação da auto-estima. ____________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum? Resposta: Disponibilizando recursos, desenvolvendo atividades, para um melhor aprendizado, sempre articulando com o professor de sala, durante o planejamento. ___________________________________________________

_____________________________________________________________

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:________________________________________________

_____Ativa, sempre que solicitada, atende prontamente e pergunta pelo desenvolvimento do seu filho, porém tem aquela que é desinteressada e ausente.
15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário