quinta-feira, 24 de abril de 2014

Texto Informativo - Deficiência Múltipla e Surdocegueira



Deficiência múltipla é caracterizada por duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou comportamental (MEC/2006).

Surdocegueira é a condição que apresenta outras dificuldades alem daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, deficiência única (Lagati – 1993, p.306).

Para diagnosticar alguém em surdocegueira, precisa que o mesmo não tenha visão suficiente para compensar a perda auditiva ou vice – versa, que não possua audição suficiente para compensar a falta de visão ( Mclnnes & Treffy – 1991)

A falta de audição faz com que a criança surdocega não possa responder usando a fala ou  o movimento do corpo.

Aspectos que influenciam e melhoram as pessoas com DMU e surdocegueira, é criar oportunidade e estabelecer rotinas claras e uma comunicação adequada, incluindo jogos que envolvam o desenvolvimento das expressões naturais como rolar, rir e sinalizar através de gestos.
Observação nos modos da comunicação expressiva:
-saída motora/oral
-saída motora/gestual
 -saída aumentativa/alternativa
-símbolos táteis

Modos de comunicação receptiva:
-entrada virtual
-entrada auditiva
-entrada tátil

O papel do professor interprete junto à criança surdocega é dar autonomia, suprindo sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor/afetivo (Erikson – 2002).
Sistema Braille - Sistema de escrita e leitura tátil criado por Louis Braille, em 1824. Ainda aluno da "Instituition des Jeunes Aveugles", em Paris, o jovem cego Louis inspirado na "grafia sonora", idealizada pelo Capitão de Artilharia Carlos Barbier de la Serre, inventou o Sistema, ainda hoje utilizado, com pequenas modificações, em todo o mundo. Consiste no arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. As diferentes posições desses seis pontos permitem a representação de todas as letras do alfabeto, dos sinais de pontuação, dos símbolos da matemática, da música e outros.




Fonte bibliográfica:
1-Educação infantil
2-Pessoa com deficiência múltipla
4- Educação Inclusiva
   I.Maia, Shirley, Rodrigues II. Brasil. Secretaria de Educação Especial

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