Deficiência múltipla
é caracterizada por duas ou mais deficiências associadas, de ordem física,
sensorial, mental, emocional ou comportamental (MEC/2006).
Surdocegueira é a condição que apresenta outras dificuldades alem daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, deficiência única (Lagati – 1993, p.306).
Para diagnosticar alguém em surdocegueira, precisa que o mesmo não tenha visão suficiente para compensar a perda auditiva ou vice – versa, que não possua audição suficiente para compensar a falta de visão ( Mclnnes & Treffy – 1991)
A falta de audição faz com que a criança surdocega não possa responder usando a fala ou o movimento do corpo.
Aspectos que influenciam e melhoram as pessoas com DMU e surdocegueira, é criar oportunidade e estabelecer rotinas claras e uma comunicação adequada, incluindo jogos que envolvam o desenvolvimento das expressões naturais como rolar, rir e sinalizar através de gestos.
Observação nos modos da comunicação expressiva:
-saída motora/oral
-saída motora/gestual
-saída aumentativa/alternativa
-símbolos táteis
Modos de comunicação receptiva:
-entrada virtual
-entrada auditiva
-entrada tátil
O papel do professor interprete junto à criança surdocega é dar autonomia, suprindo sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor/afetivo (Erikson – 2002).
Surdocegueira é a condição que apresenta outras dificuldades alem daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, deficiência única (Lagati – 1993, p.306).
Para diagnosticar alguém em surdocegueira, precisa que o mesmo não tenha visão suficiente para compensar a perda auditiva ou vice – versa, que não possua audição suficiente para compensar a falta de visão ( Mclnnes & Treffy – 1991)
A falta de audição faz com que a criança surdocega não possa responder usando a fala ou o movimento do corpo.
Aspectos que influenciam e melhoram as pessoas com DMU e surdocegueira, é criar oportunidade e estabelecer rotinas claras e uma comunicação adequada, incluindo jogos que envolvam o desenvolvimento das expressões naturais como rolar, rir e sinalizar através de gestos.
Observação nos modos da comunicação expressiva:
-saída motora/oral
-saída motora/gestual
-saída aumentativa/alternativa
-símbolos táteis
Modos de comunicação receptiva:
-entrada virtual
-entrada auditiva
-entrada tátil
O papel do professor interprete junto à criança surdocega é dar autonomia, suprindo sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor/afetivo (Erikson – 2002).
Sistema Braille -
Sistema de escrita e leitura tátil criado por Louis Braille, em 1824. Ainda
aluno da "Instituition des Jeunes Aveugles", em Paris, o jovem cego
Louis inspirado na "grafia sonora", idealizada pelo Capitão de
Artilharia Carlos Barbier de la Serre, inventou o Sistema, ainda hoje
utilizado, com pequenas modificações, em todo o mundo. Consiste no arranjo de
seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. As diferentes
posições desses seis pontos permitem a representação de todas as letras do alfabeto,
dos sinais de pontuação, dos símbolos da matemática, da música e outros.
Fonte bibliográfica:
1-Educação infantil
2-Pessoa com deficiência múltipla
4- Educação Inclusiva
I.Maia, Shirley, Rodrigues II. Brasil. Secretaria de Educação Especial
1-Educação infantil
2-Pessoa com deficiência múltipla
4- Educação Inclusiva
I.Maia, Shirley, Rodrigues II. Brasil. Secretaria de Educação Especial
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