Texto
”O Modelo dos Modelos” de Ítalo Calvino e sua relação com o AEE.
Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [..] Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas. [...] A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível, transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio.
Neste ponto só restava a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos. Completado também esse passo, eis que ele se depara face a face com a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas”. Para fazer isto, melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis. Não é uma linha de conduta da qual possa extrair satisfações especiais, mas é a única que lhe parece praticável.
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No texto acima, o modelo idealizado
pelo autor, com regras seqüenciadas para a realização de atividades no cotidiano,
expressa suas idéias referente à construção de modelos profissionais. Percebeu
algum tempo depois, que precisava fazer adaptações, já que não se adequavam à realidades
tão diversificadas, com pensamentos diferentes, particularidades e necessidades de convivência. Atualmente a
política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, traz um
novo entendimento com novos paradigmas .
As pessoas são únicas, sem
modelos, precisam de um olhar e um pensar específico para cada indivíduo que freqüenta
a escola em busca de aprendizagem, desenvolvimento de suas aptidões e sonhos
que todos os cidadãos tem direito com ou sem deficiências. Com estilos
cognitivos diferenciados, não devem ser comparados, com a turma, mas, com eles mesmos, o seu ponto de
partida e o quanto ele avançou.
A Educação é o meio mais eficaz
de abrir um leque de oportunidades e permite conhecer o desconhecido. Uma
escola que abraça as diferenças como algo natural, está dentro dos parâmetros
da escola inclusiva. O deficiente visual enxerga com a sensibilidade do toque e através de sua percepção do mundo
que o rodeia, com o toque lê e escreve (BRAILLE). O surdo necessita dos sinais
(LIBRAS). Essas duas modalidades são peculariedades do AEE.
A avaliação será feita de modo
contínuo com registro das descobertas e necessidades, através de leituras,
estudos e parcerias, principalmente da família.
O AEE (Atendimento Educacional ,Especializado),
assegura ao seu público ,alvo, a participação, independência e autonomia, na construção do conhecimento. SEESP/MEC.2008.
Maria do CarmoV. Alves.
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